null
Colunistas Leonardo Moraes

Jogos Parapan-Americanos 2019

Por: Leonardo Moraes – Mestre em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e Superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro – SPU/RJ

Expectativa do legado deixado

Em 2019, teremos a realização da maior competição esportiva de futebol do nosso continente – a Copa América, que será realizada em território brasileiro. Contudo, outra grande competição que marcará o calendário este ano será os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos que acontecerão em Lima – Peru, entre 23 de agosto e 10 de setembro. Aqui vamos trazer algumas informações e curiosidades sobre o evento esportivo para atletas com deficiência.

Embora com menos apelo e divulgação que as Paralimpíadas, os Jogos Parapan-americanos também são considerados competições importantes para o calendário esportivo. O evento ocorreu de forma oficial em apenas cinco oportunidades: 1999(Cidade do México – México), 2003 (Mardel Plata – Argentina), 2007 (Rio de Janeiro – Brasil), 2011 (Guadalajara – México), 2015 (Toronto – Canadá). Isso talvez seja o reflexo do quanto a sociedade vem, recentemente, conscientizando-se da inclusão das pessoas com deficiência e também enxergando ali possibilidades de explorações de mercados consumidores, até então esquecidos.

Dentro do quadro de medalhas dos Jogos Parapan-americanos, o Brasil se orgulha como o grande vencedor, tendo conseguido durante a realização das cinco edições um total de 1.026 medalhas (445 de ouro, 311 de prata e 270 de bronze). Na segunda colocação, temos o México com 922 medalhas (347 de ouro, 318 de prata e 257 de bronze). Em terceiro lugar aparece a Argentina com 490 medalhas (155 de ouro, 162 de prata e 173 de bronze). Maior potência dos Jogos Olímpicos, os Estados Unidos aparecem, hoje, na quarta posição com 478 (162 de ouro, 177 de prata e 139 de bronze). Devemos destacar aqui os incentivos aos atletas de alto rendimento e as políticas de inclusão pelos diferentes governos brasileiros ao longo dos últimos 20 anos.

Os Jogos Parapan-americanos de 2019 terão a participação de 1.890 atletas de 33 países que disputarão 17 diferentes modalidades esportivas. A competição terá grande apelo, pois será classificatória para os Jogos Paralímpicos de Tóquio – Japão em 2020. É com grande expectativa que aguardamos a participação brasileira em Lima, pois o país investiu fortemente para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. E esse será o primeiro grande teste para aferir o resultado do legado Olímpico e Paralímpico deixados. Torcemos pela continuidade e hegemonia do Brasil nessa que é a grande competição continental das Américas.

 

Comente

Clique aqui para postar um comentário

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */