null
Colunistas Leonardo Moraes

Eleições e as pessoas com deficiência

Por: Leonardo Morais – Mestre em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e Superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro – SPU/RJ

Em 2018, tivemos mais uma festa da democracia brasileira com a eleição nos dias 7 e 28 de outubro, onde tivemos a oportunidade de definir os representantes do poder legislativo e executivo do país. Os frutos da celebração trouxeram algumas novidades. Ao analisar os resultados, identificamos grandes mudanças, vejamos apenas o Congresso Nacional, onde apenas 8 das 54 vagas no Senado serão mantidas. Na Câmara dos Deputados também grandes alterações, pois tivemos uma renovação de mais de 50% das cadeiras. Outro dado significativo foi a não reeleição de políticos que frequentam aquelas casas há décadas.

O movimento de mudança se espalhou pelo país e também foi sentido nas Assembleias Legislativas dos Estados. O que nos permite deduzir que ocorreu um sentimento de indignação com o momento que o país vive, aliado à descrença da forma antiga de se fazer política. As comissões e projetos voltados para as PcDs certamente serão, de forma considerável, alteradas, o que neste momento não dá para avaliar como bom ou ruim. A possibilidade de alguém que não conhece o assunto assumir uma posição estratégica nos deixa um pouco apreensivos. As especificidades e dificuldades da matéria por parte de quem não tem familiaridade com a temática entendemos ser dificultadores.

Contudo, ainda é cedo para fazer uma avaliação, somente com o passar do tempo teremos uma posição mais concreta. Esperamos que os avanços até aqui realizados não sejam o ponto final e sim apenas alicerces para novas  soluções. E que esses novos representantes honrem a confiança neles depositadas e que eles tragam mais disposição e apresentem resultados para as pessoas com deficiência. Os resultados das nossas escolhas serão vistos ao longo dos próximos anos. Nós acompanharemos de perto por aqui. E você? Vai fazer a sua parte?

 

Comente

Clique aqui para postar um comentário

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */