null
Arte Inclusão Social Lazer Multimídia Notícias

Mostra de cinema leva o universo de pessoas com deficiência para o CCBB

Cena do filme "Sobre Arif", da Turquia, que retrata a vida de um rapaz com síndrome de Down | Divulgação
Cena do filme “Sobre Arif”, da Turquia, que retrata a vida de um rapaz com síndrome de Down | Divulgação

Trinta e dois filmes de 20 países que discutem deficiência e inclusão desembarcarão no Rio na próxima quarta-feira, dia 16. O festival “Assim vivemos” ficará no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) até dia 28 de agosto, com entrada gratuita.

 
Inéditos, os documentários trazem histórias protagonizadas por pessoas com diversas deficiências como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, deficiência física, visual, auditiva e intelectual. São produções de países como Suíça, Itália, Polônia, Finlândia, Tailândia, Alemanha e Mianmar, além do Brasil.

 
— É muito interessante ver como as deficiências são tratadas em lugares com culturas tão diferentes. Entender como os povos lidam com a diferença, com os obstáculos, pode ser inspirador e também chocante — diz um dos curadores da mostra, Gustavo Acioli.

Em sua oitava edição, o festival trará, ainda, quatro debates com os seguintes temas: a visão e os sentidos da arte; corpo e movimento; tecnologia assistiva de ponta; e amor e relacionamento.

 
Também curadora, Laura Pozzobon destaca o sem-número de histórias emocionantes e reveladoras que o festival coleciona desde sua primeira edição, em 2003.

 
— Muitas pessoas abriram a cabeça, ao assistir ao festival, para conseguir entender alguém da própria familia. Isso é muito gratificante. E acontece muito com casos de deficiência intelectual, como paralisia cerebral, por exemplo. Os parentes costumam achar que quem tem paralisia cerebral não é capaz de pensar e não conseguirá estudar, e, depois que veem um filme que mostra alguém com paralisia cerebral na escola, na universidade, descobrem um mundo de possibilidades — afirma ela.

 
O “Assim vivemos” é uma realização do CCBB, com patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura e produção da Lavoro Produções.

 

A programação completa pode ser vista no site do festival.

 

Assista abaixo o trailer de um dos filmes que integram a mostra, o indiano “Eu sou Jeeja”:

 

Por: Clarissa Pains 14/08/2017 04:30
Fonte: http://blogs.oglobo.globo.com/to-dentro/post/mostra-de-cinema-leva-o-universo-de-pessoas-com-deficiencia-para-o-ccbb.html (Acesso em: 14/08/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: