Acessibilidade Destaque Inclusão Social Lazer Multimídia Música Notícias

Carnaval Inclusivo: projeto traz vídeos com sambas-enredo interpretados em libras

Ao todo serão treze sambas das escolas do Grupo Especial

Rio –  A Subsecretaria da Pessoa com deficiência anunciou, este ano, um projeto inclusivo em que sambas-enredo são interpretados em libras. Os vídeos, que são publicados diariamente, estão disponíveis nas plataformas digitais do secretariado. Ao todo, serão treze sambas das escolas do Grupo Especial. O último vídeo do projeto está previsto para o dia 9 de fevereiro.

PRINT SUBPCD 2

Nesta semana, foram lançados o da Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro. O projeto tem como objetivo tornar o Carnaval das pessoas com deficiência auditiva mais inclusivo, para que eles tenham a oportunidade de sentir a emoção das estrofes e da letra através da expressão e sentimento dos intérpretes de Libras, que são da Central Carioca de Libras.

O Carnaval Inclusivo 2018 iniciou com a pesquisa e estudo das sinopses, letra do samba e vídeos de cada escola na internet. Em seguida, a segunda fase foi visitar cada agremiação e conversar com representantes das escolas para que os reparos fossem feitas para tradução. A terceira fase, e última fase, foi a interpretação e inclusão no ritmo e tempo de cada samba para a produção e filmagem dos vídeos.

“Esse é um projeto muito engrandecedor para a SUBPD (Subsecretaria da Pessoa com Deficiência). Tornar os sambas-enredo acessíveis às comunidades surdas, é uma necessidade que agrega novos valores e torna o Carnaval uma festa ainda mais inclusiva”, disse o subsecretário Geraldo Nogueira.

 

Defesa da língua de sinais

A defesa da língua de sinais e outros meios visuais de acessibilidade têm dado passos satisfatórios. No ano passado, a Lei Municipal 6267/17 entrou em vigor. Esta garante que os grandes eventos, deverão proceder à instalação de painéis e equipamentos afins destinados à acessibilidade de deficientes visual e auditivo, bem como aplicar técnicas com essa finalidade.

 

Por: Duda Monnerat, sob supervisão de Thiago Antunes
Fonte: https://odia.ig.com.br/_conteudo/2018/01/diversao/carnaval/5509002-carnaval-inclusivo-projeto-traz-videos-com-sambas-enredo-interpretados-em-libras.html (Acesso em: 29/01/2018)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: