null
Destaque Inclusão Social Notícias Política

Conselho Municipal da Pessoa Deficiente ganha livro em braile

brailher-800x445

Na última segunda feira, 7, durante a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), o presidente do Lions Clube de Viçosa e ativista social José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, fez entrega ao presidente eleito, Israel Rosa da Silva e ao vice presidente, Vereador Geraldo Luiz Andrade (Geraldão) uma edição em Braile da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“Durante a Cruzada pela Acessibilidade (uma caminhada de 10.700km empurrando uma cadeira de rodas, unindo os extremos do Brasil, para chamar a atenção sobre a Pessoa com Deficiência) pude observar que pouquíssimas entidades (governamental ou da sociedade civil organizada) possuíam material de consulta em braile sobre a importante Convenção da Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, o que tiravam do deficiente visual a possibilidade real de conhecer seus mais elementares direitos. Nasceu assim a necessidade de doar um exemplar em Braile da Convenção ao nosso Conselho” Disse Zé do Pedal.

O sistema Braile é um importante mecanismo para a independência tornando-se relevante para a autoestima, uma vez que dota à pessoa com deficiência visual de uma grande independência como, por exemplo, entrar sozinha em um elevador, encontrar seus produtos nos supermercados, ler os cardápios nos restaurantes, administrar um medicamento com segurança, e até mesmo ler romances. Trocando em miúdos, é uma poderosa e indispensável ferramenta para a verdadeira inclusão na educação da pessoa com deficiência visual e para aqueles que buscam reafirmar sua dignidade com autonomia e sua cidadania

brailler-2-768x432

História do Conselho

A criação do CMDPD em Viçosa é um sonho antigo do ativista Zé do Pedal e remonta ao dia 7 de dezembro de 2010, durante o lançamento do projeto Cruzada pela Acessibilidade, quando Zé do Pedal entregou à presidência da Câmara de Vereadores de Viçosa, pela primeira vez, a proposta de criação do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com Deficiência.

Por não ter um retorno positivo, em novembro de 2013, foi formada uma Comissão de Acessibilidade pelos membros do Lions e Leo Clube de Viçosa, composta por Raquel Carvalho Cruz, Roseli Rodrigues Ramos, José Geraldo de Souza Castro (Zé do Pedal) e os jovens do Léo Clube de Viçosa, Cristiane da Silvia Felício (presidente) e Lara Beatriz da Cruz Neto. De acordo com Zé do Pedal, ´´o objetivo maior, na busca da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é contribuir com o município, em busca do aprimoramento e qualidade das políticas para as pessoas com deficiência, além de unir esforços para potencializar benefícios para aquelas pessoas permitindo assim assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais da pessoa com deficiência“.

Na oportunidade, foram colhidas quase mil assinaturas que foram entregues, dia 3 de dezembro (2013), Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, ao Poder Executivo e também ao Legislativo.

Finalmente, em 23 de junho de 2014, o Conselho Municipal foi aprovado na Câmara de vereadores de Viçosa, sendo o mesmo constituído e sua primeira diretoria empossada no último mês de abril. “Estou feliz por haver lançado a semente e tenho certeza que ela dará bons frutos. Estamos construindo, juntos, uma sociedade igualitária, onde todos os cidadãos tenham o mesmos direitos.´´ Concluiu Zé do Pedal

 

 

Por: Paulinho Brasília 8 de agosto de 2017
Fonte: http://www.cidadealertavicosa.com.br/politicas-publicas/conselho-municipal-da-pessoa-deficiente-ganha-livro-em-braile/ (Acesso em: 10/08/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: