Acessibilidade Inclusão Social Lazer Mundo Notícias

Praias de Vila Real de Santo António acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada

o_article_65253

As praias concessionadas e vigiadas do concelho de Vila Real de Santo António voltaram este ano a ser acessíveis a pessoas com dificuldades de mobilidade.

Todas as praias concessionadas e vigiadas do concelho de Vila Real de Santo António voltam, em 2017, a ser acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada. Segundo uma nota da autarquia, esta decisão é “uma resposta social” a pensar no “conforto e segurança aos visitantes com mobilidade reduzida, através da cedência de cadeiras anfíbias”.

Trata-se do projeto ‘Praia Acessível’ nas zonas balneares de Vila Real de Santo António, através do qual a autarquia estabeleceu um protocolo de colaboração com os concessionários das praias de Santo António, Monte Gordo, Manta Rota e Lota.

A este serviço, junta-se a já existente rede de passadeiras adaptadas, rampas e estacionamentos reservados existentes na rede de praias do município que, em conjunto, permitem a todos os utentes usufruir de um banho de mar ou de um passeio à beira-mar em condições de segurança.

“Assim, os interessados deverão dirigir-se à concessão e solicitar a utilização do serviço, bastando para tal o utente e/ou familiar acompanhante assumir por escrito a responsabilidade pelo manuseamento da cadeira durante o tempo de utilização”, explica a mesma nota divulgada pela autarquia.

Este ano, em Monte Gordo, a acessibilidade à praia fica também reforçada com o novo passadiço pedonal, que proporciona o acesso rampeado à praia através de todos os pontos e estacionamentos da Avenida Marginal.

Recorde-se que a praia da Manta Rota foi já distinguida com o primeiro lugar prémio ‘Praia + acessível’, tendo a sua requalificação e equipamentos sido considerados um exemplo de boas práticas a ser seguido pelas zonas balneares de todo o país.

Além de acessíveis, todas as praias do município de Vila Real de Santo António contam com Bandeira Azul e foram classificadas pela associação Quercus como tendo «Qualidade de Ouro».

 

Por: Mundo Português - 27/07/2017
Fonte: http://www.mundoportugues.org/article/view/65253 (Acesso em: 21/08/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: