null
Destaque Educação Inclusão Social Notícias

Professores participam de formação para aprimorar atendimento a alunos cegos

Professores, coordenadores pedagógicos e estudantes da rede estadual estão participando da I Jornada de Formação da Educação Inclusiva – A Cultura e a Pedagogia da pessoa com deficiência visual, desta segunda (21) a sexta-feira (25), na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), com o objetivo de aprimorar a atuação destes profissionais no atendimento a estudantes cegos ou com baixa visão.

cego

A formação do sistema Braille é o pontapé inicial da jornada, desenvolvida em parceria com a Biblioteca Pública e o Instituto Anísio Teixeira (IAT). O segundo momento do evento será realizado entre os dias 11 e 15 de setembro, sobre ‘Orientação e Mobilidade para pessoas com Deficiência Visual’, com 20 horas/aula.

A terceira capacitação será sobre ‘Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Deficiência Visual’, com 120 horas/aula. A programação contempla ainda o Festival das Artes para pessoas com deficiência visual, quando os estudantes apresentarão as suas diversas habilidades artísticas e culturais.

Estudante do Colégio Estadual Duque de Caxias, Mateus Oliveira destacou a necessidade de difusão da Educação Inclusiva. “Sou cego de nascença e, hoje, estou concluindo o Ensino Médio. Vejo que a questão da inclusão já melhorou muito, mas muito tem que melhorar ainda. Mas acredito que a inclusão, primeiramente, tem que começar dentro de nós”, afirmou o representante do Colegiado do CAP. Técnicos da Biblioteca Pública do Estado também participam da jornada.

 

Por: Junício Júnior JR / 22 de agosto de 2017
Fonte: http://midiabahia.com.br/cotidiano/2017/08/22/professores-participam-de-formacao-para-aprimorar-atendimento-alunos-cegos/ (Acesso em: 22/08/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: