null
Acessibilidade Educação Inclusão Social Lazer Notícias

Apae divulga balanço de ações da Semana da Pessoa com Deficiência

 

Este ano o tema escolhido para debate durante a Semana foi “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”

O objetivo de se ter uma semana de ações específicas para essa parcela da população vai além de quebrar tabu e diminuir preconceito - Foto/Divulgação Apae
O objetivo de se ter uma semana de ações específicas para essa parcela da população vai além de quebrar tabu e diminuir preconceito – Foto/Divulgação Apae

Na última semana as as Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em todo o Brasil comemoraram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Segundo a diretora da Apae em Paranaíba, Maura Cristine de Souza Queiroz, o objetivo de se ter uma semana de ações específicas para essa parcela da população vai além de quebrar tabu e diminuir preconceito, é sensibilizar famílias e população em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

“O Cep/Aape agradece a todos os colaboradores que proporcionaram momentos importantes para os alunos e toda a equipe envolvida”, disse.

Este ano o tema escolhido para debate durante a Semana foi “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, com objetivo de quebrar os tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista. “Um dos objetivos da Semana Nacional é o de ressaltar a importância da inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na sociedade”, frisou.

Em Paranaíba a abertura da Semana foi no dia 21 de agosto com um café-da-manhã, oferecido pelo vice – prefeito Elson Cesar Garcia, no salão de festas Villa Paraíso Eventos, em seguida alguns alunos, juntamente com os profissionais fizeram panfletagem no comércio próximo à Praça da República, em escolas, creches e assistência social.

No dia 22 a programação foi na Pizzaria Recanto, onde os alunos saborearam pizza, acompanhada de refrigerante.

Dia 23 a Primeira Igreja Batista recebeu os alunos da Apae com o ‘Culto da Alegria’, uma tarde animada com muitos louvores e a peça de Teatro “Deus é bom para mim”; e foi servido um lanche oferecido pela Igreja.

Dia 24 a Fiat Selena ofereceu um café-da-manhã acompanhado de uma roda de música com o cantor Tom Lena e muitas brincadeira com Eduardo Siqueira Vasques.

Dando continuidade na Semana, no dia 25 aconteceu a XI Feira Verde no prédio do Apae, onde reuniu trabalhos artesanais feitos pelo Clube de Mães, professores e alunos da instituição; como caixas de MDF, tapetes, acessórios e bordados, feitos para a criançada teve Barraca da Raspadinha, e diversos brinquedos a venda.
Houve ainda Praça de Alimentação com crepes, mini pizza, salgados, pamonhas entre outros. Foram vendidos ainda mudas de plantas medicinais e frutíferas.

Os alunos estiveram envolvidos na organização do evento, sendo os responsáveis por recepcionar os visitantes junto com os seus professores.

No dia 28 (segunda-feira) foi finalizada a Semana com um piquenique oferecido pelos professores e alunos do curso de Psicologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

img-20170824-wa0052

img-20170821-wa0017

capa-apae

img-20170822-wa0147

img-20170823-wa0278img-20170821-wa0149

 

Por: Talita Matsushita 29 AGO 2017 - 13h:27
Fonte: https://www.jpnews.com.br/paranaiba/apae-divulga-balanco-de-acoes-da-semana-da-pessoa-com-deficiencia/101433/ (Acesso em: 29/08/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: