Acessibilidade Educação Empregabilidade Inclusão Social Notícias Tecnologia

Recife recebe Encontro Nacional de Profissionais de TI com Deficiência Visual

ENTIDV
ENTIDV

 

Um dos maiores triunfos da tecnologia é a possibilidade de fazer com que pessoas com diversos tipos de deficiências possam integrar o mercado de trabalho e, com talento e autonomia, conquistar seus sonhos. E desenvolvendo novas soluções e ferramentas, as empresas de tecnologia podem ajudar ainda mais nessa integração.

Para juntar os dois lados dessa campanha, acontecerá nos próximos dias 15 e 16 (sexta e sábado) o Encontro Nacional de Profissionais de TI com Deficiência Visual (ENTIDV). O evento será realizado no novo prédio do Porto Digital, localizado na Rua do Apolo, 235, com entrada pela Rua do Observatório.

Apesar do nome do evento, que é gratuito, a proposta é que o encontro seja um momento de interação entre as empresas de tecnologia e pessoas com deficiência (PCD) de forma mais ampla. Serão palestras e mesas redondas que tratam de temas como o processo de seleção inclusivo, a integração de PCDs nas empresas, além de relatos e experiências propositivas.

A palestra de abertura, “Qualificar para Incluir”, será ministrada por Virgínia Chalegre, da t-access, empresa promotora do ENTIDV junto com a Superactive e a AnnuitWalk. “Temos um objetivo amplo com esse encontro: esperamos gerar a consciência nas empresas de que, a partir de um processo de seleção inclusivo, é possível contratar profissionais qualificados para trabalhar em qualquer função”, explica Chalegre.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a HumanizaRH e empresas que possuem políticas e práticas bem definidas, como a Superactive, AnnuitWalk e a ThoghtWorks, também participarão do evento.

O evento também terá espaço para promover o encontro de pessoas com deficiência, sejam elas já absorvidas no mercado de trabalho ou interessadas em novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Arduino. As palestras e oficinas serão o foco do segundo dia, com aulas ministradas por pessoas com deficiência como Manuela Torreão, que é surda e palestrará sobre como conciliar o desenvolvimento e o teste de softwares.

“Quero dividir minha experiência no desenvolvimento e teste e também falar sobre como trabalhar com a pessoa surda, pois, apesar das tecnologias que facilitam a interação, é comum que as metodologias recaiam no erro comum de se voltarem para o pensamento visual e não o verbal”, comenta a palestrante.

Inscrições e mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

 

Por: Renato Mota em INOVAÇÃO
Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2017/09/14/recife-recebe-encontro-nacional-de-profissionais-de-ti-com-deficiencia-visual/ (Acesso em: 15/09/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: