null
Acessibilidade Destaque Inclusão Social Notícias Política Saúde

Equoterapia é retomada em Passo do Sobrado

Foto: Claudio Froemming / Diego Dettenborn
Projeto de Equoterapia atende PCDS no turno da manhã e deve atender aproximadamente vinte pessoas por mês no período da tarde ligadas à rede pública de saúde
Projeto de Equoterapia atende PCDS no turno da manhã e deve atender aproximadamente vinte pessoas por mês no período da tarde ligadas à rede pública de saúde

Ir e vir, tomar banho sozinho, ir ao mercado, passear em dias de sol, assistir um filme em dias de chuva, podem ser coisas normais, mas não para pessoas com necessidades especiais, pois para elas, o simples fato de caminhar e desenvolver tarefas corriqueiras pode ser um desafio por vezes insuperável.

Para amenizar situações como esta e oferecer recursos e possibilidades diferentes para passo-sobradenses especiais, a Administração Municipal via Secretaria de Saúde deu início nesta quinta-feira, 21, a Equoteraria. A atividade é oferecida aos (PCD) inseridos no programa do Departamento de Assistência Social do Município e à comunidade em geral, via Secretaria de Saúde.

Diferentemente do contrato que já existia com a Prefeitura em anos anteriores, desta vez a prestação de serviços aponta para encontros quinzenais, sendo que pela parte da manhã atende os PCDs e a tarde os usuários da rede pública de saúde.

‘É uma ligação entre o corpo e a alma, buscando um equilíbrio. Acho que é muito importante para essas pessoas que utilizam o nosso sistema de saúde, pois o tratamento é diferente, outro método’, comenta a Secretária da Saúde Tatiane Helfer. A Lado a Lado Equoterapia, empresa responsável pelo atendimento fornece quatro profissionais nos dias de encontro, sendo que destes, um psicólogo, um fisioterapeuta, um instrutor de montaria e um educador especial, além de também ser responsável pelos animais utilizados na ação.

‘É muito gratificante ver o sorriso e a emoção no rosto dessas pessoas que na verdade não são deficientes, mas sim, especiais, cada um com suas limitações, assim como nós também temos as nossas. Era uma meta nossa retornar com este programa, pois sabemos da importância que ele tem e do sentido que ele dá na vida das famílias que estão envolvidas diretamente’, destacou o chefe do executivo Hélio de Queiroz.

Já a coordenadora do Instituto Lado a Lado destaca a parceria com o município dizendo que ‘é importante ressaltar a valorização desta ação por parte da Prefeitura, o empenho da Administração de ter o projeto aqui. Vale lembrar e agradecer também o Clovinho pela cedência do espaço. Estamos muito felizes de estar aqui’. Além dos PCDS atendidos diretamente no turno da manhã, a expectativa é de que o serviço atenda ainda cerca de 20 pessoas por mês no período da tarde, diretamente na rede pública de saúde.

 

Por: Claudio Froemming
Fonte: http://www.folhadomate.com/noticias/regional/equoterapia-e-retomada-em-passo-do-sobrado (Acesso em: 24/09/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: