null
Acessibilidade Arte Destaque Inclusão Social Lazer Notícias

Museu no Recife recebe evento gratuito para crianças com deficiências visual ou auditiva

‘Manhã de Histórias’ acontece em duas sessões, às 10h e às 14h, no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Evento conta com tradução em Libras e profissionais de audiodescrição.

'Contação' de histórias busca incluir crianças com deficiência visual ou auditiva através de audiodescrição (Foto: Ricardo Miyada/Divulgação)
‘Contação’ de histórias busca incluir crianças com deficiência visual ou auditiva através de audiodescrição (Foto: Ricardo Miyada/Divulgação)

O museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, no Centro, recebe na sexta (27) uma “Manhã de Histórias”, para crianças dos seis aos 12 anos. O evento, gratuito, terá intérpretes de Libras e profissionais para fazer a audiodescrição dos contos para os pequenos que têm deficiências visual ou auditiva.

As sessões acontecem às 10h e às 14h e têm como tema a obra da arista Tomie Ohtake, que tem peças reunidas em uma exposição na Caixa Cultural Recife até o dia 19 de novembro. O objetivo da ação, segundo o Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake, é ampliar o vocabulário das crianças para desenvolver a sensibilidade artística.

Capacitações e palestras

Além da “Manhã de Histórias”, o Instituto Tomie Ohtake também promove um curso de audiodescrição e “contação” de história, voltado para professores e profissionais da área de educação que atuam com crianças com ou sem deficiência visual. A capacitação “Construindo Histórias para Sentir e Ouvir ocorre no Paço do Frevo, no sábado (28), das 10h às 17h, e é ministrada pela audiodescritora Lívia Motta e pela contadora de histórias Andi Rubinstein.

Na segunda (30), é a vez do Ciclo de Palestras Mediações Acessíveis, que acontece no Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, das 9h às 17h. O evento é voltado para profissionais de cultura e educação e tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas no site do Instituto.

 

Por: G1 PE
Fonte: https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/museu-no-recife-recebe-evento-gratuito-para-criancas-com-deficiencias-visual-ou-auditiva.ghtml (Acesso em: 26/10/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: