Acessibilidade Arte Destaque Inclusão Social Lazer Notícias

Museu no Recife recebe evento gratuito para crianças com deficiências visual ou auditiva

por G1 PE

‘Manhã de Histórias’ acontece em duas sessões, às 10h e às 14h, no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Evento conta com tradução em Libras e profissionais de audiodescrição.

'Contação' de histórias busca incluir crianças com deficiência visual ou auditiva através de audiodescrição (Foto: Ricardo Miyada/Divulgação)
‘Contação’ de histórias busca incluir crianças com deficiência visual ou auditiva através de audiodescrição (Foto: Ricardo Miyada/Divulgação)

O museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, no Centro, recebe na sexta (27) uma “Manhã de Histórias”, para crianças dos seis aos 12 anos. O evento, gratuito, terá intérpretes de Libras e profissionais para fazer a audiodescrição dos contos para os pequenos que têm deficiências visual ou auditiva.

As sessões acontecem às 10h e às 14h e têm como tema a obra da arista Tomie Ohtake, que tem peças reunidas em uma exposição na Caixa Cultural Recife até o dia 19 de novembro. O objetivo da ação, segundo o Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake, é ampliar o vocabulário das crianças para desenvolver a sensibilidade artística.

Capacitações e palestras

Além da “Manhã de Histórias”, o Instituto Tomie Ohtake também promove um curso de audiodescrição e “contação” de história, voltado para professores e profissionais da área de educação que atuam com crianças com ou sem deficiência visual. A capacitação “Construindo Histórias para Sentir e Ouvir ocorre no Paço do Frevo, no sábado (28), das 10h às 17h, e é ministrada pela audiodescritora Lívia Motta e pela contadora de histórias Andi Rubinstein.

Na segunda (30), é a vez do Ciclo de Palestras Mediações Acessíveis, que acontece no Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, das 9h às 17h. O evento é voltado para profissionais de cultura e educação e tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas no site do Instituto.

Fonte: https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/museu-no-recife-recebe-evento-gratuito-para-criancas-com-deficiencias-visual-ou-auditiva.ghtml (Acesso em: 26/10/2017)