Acessibilidade Destaque Educação Inclusão Social Notícias Saúde Tecnologia

Inclusão da pessoa com deficiência é tema de debate nas áreas da saúde, cultura, tecnologia e comunicação

Programação inclui seminário sobre deficiência intelectual, mesas redondas sobre arte acessível, debate sobre tecnologias assistivas e reuniões sobre a reabilitação nos sistemas de saúde

 

Entre os dias 6 e 10 de novembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá encontros relacionados às áreas da saúde, cultura, tecnologia e comunicação para discutir a inclusão das pessoas com deficiência. Os eventos acontecerão no Hotel Maksoud Plaza, localizado na Alameda Campinas, 150, Bela Vista, São Paulo. O objetivo é reunir especialistas, profissionais, instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, organizações civis e governamentais e interessados em geral para troca de informações e debate sobre desafios e soluções voltados ao segmento das pessoas com deficiência.

 

De 7 a 10, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), com o apoio da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, promoverá o evento “Reabilitação 2030: Um Chamado à Ação”, com  a Cúpula Panamericana de Lideranças em Reabilitação e a Reunião Regional sobre Pesquisa e Informação para a Reabilitação 2030, que busca garantir a integração da reabilitação nos sistemas de saúde até 2030. A reunião marcará ainda o lançamento das Recomendações para o Fortalecimento da Reabilitação nos Sistemas de Saúde em Língua Portuguesa e em Espanhol. Estarão presentes oficias de governo dos países da região em áreas relacionadas à deficiência, à reabilitação e à atenção psicosocial. Representantes da OPAS/OMS, dos prestadores e dos usuários de serviços de reabilitação também serão convidados a participar e compartilhar suas experiências.

 

No dia 6, das 9h30 às 17h30, acontecerá o I Seminário do Governo do Estado de São Paulo sobre as Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista com o tema “Educação, Saúde, Envelhecimento e Trabalho: Protagonismo e Inclusão Social”. O encontro, promovido pela Comissão de Acompanhamento do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual: São Paulo pela Igualdade de Direitos (PEAPDI), visa reunir especialistas da área da saúde, educação, trabalho, cultura e envelhecimento para desvendar mitos e derrubar barreiras provocadas principalmente pela desinformação sobre pessoas com restrição cognitiva ou comportamental. Para mais informações: http://peapdi.sedpcd.sp.gov.br.

 

Ainda na segunda-feira, das 9h30 às 17h30, os interessados poderão conferir as mesas redondas do “Estudos sobre a deficiência”, que abordará das 9h30 às 12h30 o tema “Ação Educativa no Memorial: O Projeto Cinco anos do Memorial da Inclusão pelos direitos das pessoas com deficiência”, que apresentará como a ação educativa do projeto em questão trabalhou e desenvolveu a socialização e a conscientização acerca do Movimento Internacional de Inclusão das Pessoas com Deficiência, temática do Memorial da Inclusão para o público infanto-juvenil. A segunda mesa redonda, “Deficiência e arte – além da experiência estética”, das 14h30 às 17h30, discutirá os caminhos percorridos por quem realiza e quem produz arte acessível. As inscrições podem ser realizadas através do sitehttp://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/paginas/inscricoes.php.

 

No dia 7, das 9h às 18h, será a vez do 9º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. Com o tema “Da ideia ao produto: caminhos para chegar ao mercado”, o evento reunirá instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, empresas já consolidadas, startups e consultores para debater as principais dificuldades e apresentar atalhos para que projetos de tecnologia assistiva advindas de pesquisas realizadas em instituições de ensino e pesquisa do país obtenham financiamento e se tornem produtos. No período da tarde, terá o painel “Shark Tank”, com apresentação de três a quatro projetos de tecnologia assistiva pré-selecionados para uma mesa composta por experts na área, empresas de tecnologia, consultores e agências de fomento, que os avaliarão e farão considerações e críticas no sentido de auxiliar os “inventores” a aprimorar seus projetos, enxergando-os como potenciais produtos para o mercado. Os interessados podem se inscrever no link:http://encontro.sedpcd.sp.gov.br/paginas/inscricoes.php.

 

Na quinta-feira, 9 de novembro, das 9h30 às 12h30, acontecerá o VI Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo com o tema central “Comunicação Inclusiva na Era Digital”. O programa contará com profissionais e especialistas renomados atuantes na área da inclusão de pessoas com deficiência e também da comunicação. A palestra de abertura será “Comunicação com os surdos – Oralização ou Libras?”, com Morgana Siqueira, surda oralizada e professora de Libras. O renomado especialista Romeu Kasumi Sassaki, consultor e escritor sobre inclusão de pessoas com deficiência apresentará o painel “Terminologia Acessível na Era da Inclusão”. O Repórter do blog Vencer Limites, do portal Estadão, Luiz Alexandre Ventura, traz informações sobre “Comunicação Inclusiva na Mídia Digital – Acessibilidade, Inclusão e Cidadania”; e a jornalista e gestora de Comunicação Institucional da Secretaria, Maria Isabel da Silva, com o painel “A Comunicação Digital e a Lei Brasileira de Inclusão”. Para mais informações: http://egecom.sedpcd.sp.gov.br.

 

Ainda no dia 9, das 9h às 17h, será promovido o IV Fórum Gestores Municipais da Área das Pessoas com Deficiência  que abordará um momento de aprendizagem e troca de experiências para todos que têm a responsabilidade institucional de atuar na causa da pessoa com deficiência. O evento aborda temas como “O que é Política Pública?”; “Atuação em Rede e Consórcios Intermunicipais”; “Como captar recursos públicos e privados, editais e parcerias”; e, ainda, “O servidor público com deficiência nos municípios – importância da valorização e impacto de sua participação no desenvolvimento de políticas públicas inclusivas”. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mailrlanda@sedpcd.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 5212.3719 / 3736.

 

 

 

Por: Imprensa Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/tecnologiareabilitacaosaude-e-comunicacaoeventos-simultaneos-sobre-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia (Acesso em: 31/10/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: