Acessibilidade Destaque Esporte Inclusão Social Notícias

Goiás vai sediar Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas

por Amanda Sales*

Presidente da Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas ressalta importância da competição

Campeonato vai reunir 12 equipes de todo o País (Foto: Adfego)
Campeonato vai reunir 12 equipes de todo o País (Foto: Adfego)

Goiás vai sediar no período de 13 a 18 de novembro o Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O evento vai ser realizado em Goiânia pela Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas (FGBC) e vai contar com 12 equipes da terceira divisão do esporte de vários estados do País.

O presidente da FGBC, José Fernando da Silva, explica que o campeonato é realizado no Brasil desde 1992 e já aconteceu em Goiânia e Anápolis. Este ano, a competição conta com duas equipes goianas, a Camaleões sobre rodas, de Aparecida de Goiânia e a Xuá de Três, de Niquelândia. “Estamos confiantes de que um time goiano vai ganhar o campeonato”, pontua.

José Fernando acredita que trazer a competição mais uma vez para Goiás é uma forma de dar visibilidade para as dez equipes goianas da modalidade. O presidente conta que os times goianos já foram muito conhecidos no nacionalmente, mas que essa popularidade diminuiu e, por isso, o campeonato seria importante para reinserir o Estado no panorama Brasileiro.

Além disso, o presidente enxerga o campeonato como uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a prática de esportes paralímpicos. “Incentivar pessoas com deficiência para o esporte é um meio de alavancar auto estima e ressaltar a importâncias do deficiente. Muitas vezes a pessoa com deficiência acha que a vida acabou, mas através do esporte descobre que a cadeira de rodas é um recomeço”, conta.

Os jogos vão ser realizados no Ginásio Rio Vermelho, na Avenida Paranaíba, na região Central de Goiânia, e serão abertos para o público, com entrada gratuita.

 

*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.

Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/goias-vai-sediar-campeonato-brasileiro-de-basquetebol-em-cadeira-de-rodas/ (Acesso em: 07/11/2017)