null
Acessibilidade Destaque Esporte Inclusão Social Notícias

Goiás vai sediar Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Presidente da Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas ressalta importância da competição

Campeonato vai reunir 12 equipes de todo o País (Foto: Adfego)
Campeonato vai reunir 12 equipes de todo o País (Foto: Adfego)

Goiás vai sediar no período de 13 a 18 de novembro o Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas. O evento vai ser realizado em Goiânia pela Federação Goiana de Basquetebol em Cadeira de Rodas (FGBC) e vai contar com 12 equipes da terceira divisão do esporte de vários estados do País.

O presidente da FGBC, José Fernando da Silva, explica que o campeonato é realizado no Brasil desde 1992 e já aconteceu em Goiânia e Anápolis. Este ano, a competição conta com duas equipes goianas, a Camaleões sobre rodas, de Aparecida de Goiânia e a Xuá de Três, de Niquelândia. “Estamos confiantes de que um time goiano vai ganhar o campeonato”, pontua.

José Fernando acredita que trazer a competição mais uma vez para Goiás é uma forma de dar visibilidade para as dez equipes goianas da modalidade. O presidente conta que os times goianos já foram muito conhecidos no nacionalmente, mas que essa popularidade diminuiu e, por isso, o campeonato seria importante para reinserir o Estado no panorama Brasileiro.

Além disso, o presidente enxerga o campeonato como uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a prática de esportes paralímpicos. “Incentivar pessoas com deficiência para o esporte é um meio de alavancar auto estima e ressaltar a importâncias do deficiente. Muitas vezes a pessoa com deficiência acha que a vida acabou, mas através do esporte descobre que a cadeira de rodas é um recomeço”, conta.

Os jogos vão ser realizados no Ginásio Rio Vermelho, na Avenida Paranaíba, na região Central de Goiânia, e serão abertos para o público, com entrada gratuita.

 

*Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.

 

Por: Amanda Sales*
Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/goias-vai-sediar-campeonato-brasileiro-de-basquetebol-em-cadeira-de-rodas/ (Acesso em: 07/11/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: