null
Acessibilidade Destaque Economia Empregabilidade Inclusão Social Notícias Política

Projeto ContrataSP disponibiliza 790 vagas de trabalho para PCDs em São Paulo/SP

Os moradores da região leste da cidade de São Paulo foram os escolhidos para participar da 2ª edição do “ContrataSP”, evento de fortalecimento das políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência. Realizado nesta sexta-feira, 24 de novembro, das 9h00 às 16h00 na Regional de São Miguel Paulista, o projeto ofereceu mais de 790 vagas de trabalho disponíveis em diversas áreas, como: administração, enfermagem, vendas e limpeza. Cerca de 40 empresas dos mais variados segmentos participaram da ação disponibilizando vagas para pessoas com todo tipo de deficiência.

O “ContrataSP” integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), lançado pela Prefeitura de São Paulo em setembro deste ano. A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), realizada para aproximar profissionais com deficiência ou reabilitados do INSS das oportunidades de emprego existentes na região onde eles moram. A iniciativa visa tornar mais fácil o acesso do trabalhador além de melhorar e aumentar a sua qualidade de vida.

Régis Nascimento
Foto: Régis Nascimento

“Nós visamos uma São Paulo mais acessível e inclusiva. Acreditamos que esse é o caminho, pois é onde conseguimos captar empresas que precisam de funcionários, tanto para cumprir a Lei de Cotas quanto para agregar em termos de colaboradores. Por isso é de extrema importância que tenhamos um evento como este para mostrar que existe este munícipe, que ele está procurando esta vaga e, mesmo com deficiência, ele pode exercer qualquer cargo dentro dessas empresas”, afirma Karen Letícia Festino, executiva da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.

Foto: Régis Nascimento
Foto: Régis Nascimento

Para Marinalva Cruz, secretaria adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo, a 2ª edição do ContrataSP é importante pois possibilita que as empresas possam enxergar e conhecer melhor as habilidades de seus candidatos. “Infelizmente a maior dificuldade dentro do processo de contratação é justamente esse olhar mais ampliado, de enxergar não apenas a deficiência mas sim a competência e a habilidade que todas as pessoas têm. Esse tipo de evento promove isso. A empresa está ali diretamente com o candidato, que tem a oportunidade de conversar e interagir com vária empresas num único dia e num único espaço”, comenta Marinalva Cruz.

 

Nova chance

 Rafael de Oliveira, 31 anos, é cadeirante e morador do bairro de São Miguel Paulista, região leste de São Paulo. Desempregado há dois anos, ele conta que veio indicado pelo Centro de Amparo ao Trabalhador (CAT), e que teve que encarar uma longa fila até a abertura dos portões para poder tentar uma nova oportunidade de trabalho. Segundo ele, além de vagas falta ainda mais divulgação desse tipo de evento.

“Em São Paulo e até fora da cidade, teriam que ser mais divulgadas as vagas para as pessoas com deficiência. Este é um ciclo muito fechado e se a gente não vai atrás, as empresas quase não sabem que estamos precisando. Creio que eventos como este começam a mudar esse quadro”, relata.

Para Vagner Donizete Gouveia, de 54 anos, a iniciativa é importante para a pessoa com deficiência pois possibilita que ela volte a ter uma vida profissional ativa. Segundo ele, que utiliza próteses nos membros inferiores desde 2000 após sofrer um acidente na empresa que trabalhava, e que há dois anos se encontra desempregado, o ContrataSP foi uma boa novidade, além de uma nova chance de trabalho.

“Essa feira para mim é um grata surpresa, pois o único programa de encaminhamento profissional para PCD que me cadastrei foi há cerca de três anos e meio, no antigo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), que ficava na Rua Boa Vista, no centro de São Paulo. A minha expectativa é sair daqui bem encaminhado para uma nova oportunidade de trabalho”, diz.

 

 

Por: Régis Nascimento
Fonte: Redação Revista PcD

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: