null
Acessibilidade Destaque Inclusão Social Notícias

Missa em Libras

Missa dominical da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens agora conta com interprete de libras.

986-545-1

Desde o mês de setembro, quando aconteceu um casamento entre deficientes auditivos na Igreja Matriz de Araranguá, o pároco Alirio Leandro, se inspirou em instituir nas missas de domingo à noite uma interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que os deficientes auditivos pudessem participar da Celebração Eucarística.

A ação começou a ser colocada em prática há um mês. “Além de realizarmos o casamento do casal, que foi assistido por um padre surdo, sabíamos do desejo dos deficientes auditivos em participarem das Santas Missas, por isso, estamos investindo e dominicalmente temos uma intérprete. Esta é uma oportunidade que eles conheçam a revelação do nosso Deus e com o tempo queremos adaptar ainda mais a celebração”, pontua Padre Alirio.

Rodolfo Pirolla e Patrícia Bosquete – o casal que selou união no mês de setembro, antes, não frequentava a missa. Hoje a realidade é outra e eles se sentem acolhidos. “Esta é uma ação muito importante, já que antes queríamos ir à missa, mas antes não tinha intérprete e não entendíamos o que o padre falava, nos sentimos acolhidos e felizes pela paróquia Mãe dos Homens ter instituído esse projeto lindo para nossa comunidade surda. Nos sentimos incluídos e não excluídos”, frisou Rodolfo.

De acordo com Sônia Pires, interprete que marca presença na missa, todos os domingos, agora os surdos participam da vivência da fé e da vida de comunidade. “Esta foi uma iniciativa maravilhosa. A igreja católica, mostrou, na pessoa do padre, a esperança e a vontade de fazer inclusão na missa e está sendo algo muito importante para os surdos e seus familiares, que estão tendo a oportunidade de entender a liturgia da igreja”, finaliza.

Fonte: Foto: Divulgação

 

Por: Eduardo Souza
Fonte: https://www.revistaw3.com.br/noticias/2017/12/08/missa-em-libras.html (Acesso em: 09/12/2017)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: