Acessibilidade Destaque Inclusão Social Notícias Política

Rio de Janeiro ganha Cartilha com direitos das PCDs

Imagens: Lucas Zaroni
Imagens: Lucas Zaroni

A Vereadora Luciana Novaes promoveu no dia 13/12 (quarta-feira) o lançamento da CARTILHA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA no salão nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.  Entre os convidados presentes estavam o Diretor do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES,  Marcelo Cavalcanti e a Juíza Dra. Claudia Valéria do Tribunal Regional Federal, que há pouco tempo promoveu o primeiro Fórum de Acessibilidade e Inclusão no TRF.

Imagens: Lucas Zaroni
Imagens: Lucas Zaroni

A cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o resultado da demanda vista diante da falta de informação sobre esses direitos tão fundamentais para garantir maior autonomia e dignidade para às pessoas com deficiência. Ao longo desse ano, a vereadora enfatizou duas questões muito importantes: As leis que precisam ser fiscalizadas com mais vigor e a grande dificuldade de acesso às informações.

Dentre as leis divulgadas na cartilha, duas são de autoria da Vereadora Luciana Novaes:

Lei 6.278/2017 – Lei do horário reservado: museus e casas culturais devem ter horários exclusivos para as pessoas com deficiência intelectual que queiram utilizar este benefício;

Lei 6.268/2017 – Padronização dos leitores de cartão nos ônibus: Beneficiando deficientes visuais, pessoas com nanismo e idosos.

Imagens: Lucas Zaroni
Imagens: Lucas Zaroni

Em uma das falas das pessoas presentes na plateia, o cientista social Everton Sampaio (deficiente visual) diz: “temos que usar essas leis, e o legal da cartilha é que ela é simplificada, com uma linguagem acessível. É muito importante que as pessoas tenham acesso aos seus direitos, é cobrando mais que vamos criar a cultura de que todos somos iguais”

 

A cartilha está disponível no site: vereadoraluciananovaes.com.br ou via caixa postal, solicitando pelo email:  mandato@vereadoraluciananovaes.com.br.

 

Por: Redação
Fonte: Revista PcD

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: