Acessibilidade Destaque Inclusão Social Notícias Política

Prefeitura faz licitação para ampliar frota de táxi com acessibilidade em Uberlândia

Cidade conta somente com dois veículos adaptados para pessoas com deficiência. Sindicato diz que valor de investimento é alto.

Uberlândia conta com 287 permissões de táxis atualmente e dois são adaptados (Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU)

Uberlândia conta com 287 permissões de táxis atualmente e dois são adaptados (Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU)

A frota de táxis com acessibilidade para pessoas com deficiência deve ser ampliada em Uberlândia. O município, que conta com apenas dois veículos adaptados cadastrados, abriu licitação para 32 permissões para operação de táxi.

De acordo com o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Táxi de Uberlândia (Sindcavtu), atualmente Uberlândia conta com 287 táxis cadastrados e há demanda para transporte de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O veículo adaptado deve ser equipado com om rampa e com sustentação de até 250 kg. O carro também deve possuir espaço para receber cadeira de rodas e acompanhante com total segurança.

Os interessados a concorrer às permissões devem comparecer na sessão pública no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo Municipal. O atendimento é das 12h às 17h e o valor do edital é de R$ 1,80. Os documentos necessários para concorrer as vagas estão no site.

O presidente do Sindcavtu, Roque de Moraes, disse que devido à legislação federal são necessários mais táxis adaptados na cidade. No entanto nas duas últimas licitações abertas para o serviço não houve concorrência.

“Pelo menos sete motoristas auxiliares já procuraram o sindicato falando que irão concorrer nesta licitação presente. Há demanda na cidade, pois atualmente são apenas dois. Mas não acreditamos que irá preencher todas as vagas que precisam, afinal o veículo adaptado tem um custo de cerca de R$ 80 mil e devido os aplicativos não regulamentados o número de corridas diminuiu muito”, explicou.

 

Por: G1 Triângulo Mineiro
Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/prefeitura-faz-licitacao-para-ampliar-frota-de-taxi-com-acessibilidade-em-uberlandia.ghtml (Acesso em: 03/01/2018)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: