null
Destaque Notícias Tecnologia

Hospitalar 2018 destaca os lançamentos da indústria da saúde

Feira que acontece de 22 a 25 de maio em São Paulo, reúne o que há de melhor em produtos, serviços e negócios para o setor no Brasil e nas Américas

Hospitalar 2018 – Régis Nascimento

Começou ontem e vai até o dia 25 de maio (próxima sexta-feira) a 25ª Hospitalar – O Futuro da Saúde. A feira ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, e é considerada como uma das mais importantes plataformas de negócios e networking na área da saúde, além de ser a porta de entrada para o mercado sul-americano e discutir, por meio dos seus fóruns, o presente e o futuro da saúde mundial.

Em quatro dias a Hospitalar reúne 1.200 expositores; 40 eventos de conteúdo; 8.000 congressistas e cerca de 90.000 visitas de profissionais de mais 70 países. No Brasil, profissionais de vários estados participam ativamente da Hospitalar, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. Entre os estrangeiros, marcam presença no evento países como Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Colômbia, Holanda, Uruguai, Equador, Alemanha, México, Itália, Canadá, China, entre outros.

Autoridades presentes durante a soleniddae de abertura da feira – Régis Nascimento

Visibilidade, negócios e networking
Seja no número de expositores estrangeiros (31% do total de participantes), seja no volume de visitantes, vindos de 70 países, a feira impressiona pela sua dimensão do mercado que atinge e por atender às mais variadas expectativas. Em estandes individuais ou pavilhões coletivos, empresas dos mais variados setores têm à disposição um leque de oportunidades em um mercado formado por mais de 6.000 hospitais brasileiros e 288 mil estabelecimentos de saúde. E contam, também, com a presença importante de compradores latino-americanos, para os quais o evento brasileiro é referência em negócios e networking.

Um exemplo são os resultados alcançados pelo projeto Brazilian Health Devices, ação da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Após três dias de negociações entre 45 empresas brasileiras e compradores de 11 países, os participantes do projeto BHD contabilizaram 356 reuniões de trabalho e US$ 10,5 milhões em expectativas de negócios para os seguintes 12 meses. A Rodada Internacional de Negócios é realizada na Hospitalar há mais de dez anos.

Congressos, simpósios e workshops
Durante a feira serão realizados 40 congressos com a participação de 8.000 congressistas, 400 palestrantes,  com dezenas de apresentações nos estandes dos expositores, além da presença de professores, pesquisadores e empresários de mais de 15 países ministrando o programa de fóruns da Hospitalar. O intuito é de fomentar o debate de temas críticos para o mercado, de olho no futuro da saúde. Veja quais serão os principais congressos:

CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde: é o evento oficial da Hospitalar, com um público altamente qualificado, representado por formuladores de políticas públicas e privadas de saúde, dirigentes de hospitais e demais prestadores de serviço de saúde, representantes de organismos governamentais, dirigentes e executivos da indústria fornecedora de produtos, equipamentos e serviços. Em 2018, o CISS acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, das 9 às 14h, sob o tema “A reforma do estado e a reforma dos sistemas de saúde: como decisões políticas, administrativas e organizacionais impactam a prestação de serviços, a rede fornecedora e a qualidade de vida do cidadão?”.

Diversos simpósios e congressos devem acontecer até o encerramento da Hospitalar 2018 – Régis Nascimento

HIMSS@Hospitalar – International Digital Healthcare Forum: parceria firmada com o HIMSS (Estados Unidos), o mais relevante evento mundial de tecnologia para a saúde para fornecimento de conteúdo especializado sobre inovações aplicadas ao setor. Na edição de 2017, foram 35 speakers internacionais, 12 países representados, 56 speeches, 3 conference-rooms, 8 debates e uma audiência de 2.000 participantes. Do público presente, 22% eram profissionais de TI; 12% de Administração; 9% do Corpo Clínico; 8% Engenharia; 8% Gestão e Qualidade; 7% Pesquisa e Desenvolvimento.

Este ano, o tema do HIMSS é “eHealth. 18 – Centralize Data & Decentralize Care”, com debates e apresentações baseadas em oito verticais temáticas, agrupando dezenas de vetores tecnológicos. Ao todo serão mais de 60 conferências e oito debates, com a participação de 35 painelistas internacionais e um conteúdo alinhado às melhores práticas, produtos e serviços de digital healthcare no mundo. O programa contará também com a exposição de cases, com o objetivo de apresentar e multiplicar experiências positivas, ideias inovadoras e tendência de mercado que estão fazendo a diferença para os sistemas de saúde ao redor do mundo.

Tecnologia em reabilitação exposta durante a Hospitalar 2018 – Régis Nascimento

Facilities: o objetivo é mostrar propostas inovadoras e testadas para otimizar as operações de hospitais, clínicas, laboratórios e reduzir custos na cadeia de saúde. Esse setor expande suas atividades e apresenta simulações realísticas e demonstrações técnicas (Facilities Innovation), workshops e troca de experiências (Facilities Education) de forma a tornar mais dinâmica a relação entre fornecedores e compradores.

Novas tecnologias em realidade virtual – Régis Nascimento

Reabilitação: mais de 50 empresas expositoras apresentam ao mercado seus produtos e serviços destinados a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, idosos e públicos que necessitam de assistência especializada. O Espaço Reabilitação dentro da Hospitalar acolhe também uma iniciativa conjunta da ABIMO com apoio da SEDPcD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Apex-Brasil. A proposta do Espaço é alinhar as ações do mercado às necessidades da sociedade, promovendo o desenvolvimento de novas soluções capazes de transformar o dia a dia da pessoa com deficiência. Além disso, durante a Hospitalar é realizado pela SEDPcD um simpósio, que em 2018 terá o tema: “Os avanços da Neurociência e seus Impactos na Reabilitação”.

 

Por: Régis Nascimento

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: