null
Acessibilidade Destaque Notícias

Prefeitura de São Paulo promove ‘Cadeiraço’

Evento foi realizado nas ruas do centro para mostrar dificuldades de locomoção dos cadeirantes

Atividade faz parte do calendário do Maio Amarelo; ideia é chamar atenção sobre a necessidade de melhorar a acessibilidade para todos. Foto: Marcos Sousa@UniversoPCD

A Prefeitura do Município de São Paulo, em parceria com as secretarias de Mobilidade e Transportes e da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta quarta-feira (30/05), o “Cadeiraço”, atividade voltada para pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

A ação, que faz parte do calendário do movimento Maio Amarelo e tem como objetivo vivenciar as dificuldades de percurso enfrentadas pelos cadeirantes nas ruas da cidade, contou com a participação do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e do secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

A caminhada teve início em frente à sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, e seguiu pela Praça do Patriarca, ruas Direita e Álvares Penteado, Largo do Café, retornando para a Prefeitura. A rota foi escolhida pela Comissão Permanente de Acessibilidade, que elegeu trechos que serão reformados pelo projeto de revitalização de calçadas no Centro de São Paulo.

O secretário João Octaviano andou de cadeira de rodas e destacou que é preciso tratar com segurança, responsabilidade e cidadania a questão da mobilidade. “Todo sistema de transporte e toda parte do sistema viário tem que respeitar as pessoas de acordo com as necessidades que elas têm”, afirmou.

Já o secretário Cid Torquato ressaltou que o Maio Amarelo é uma boa semente para ser cultivada o ano inteiro. Para ele, é preciso uma consciência maior das pessoas e o ‘Cadeiraço’ foi mais uma oportunidade pra isso.

O trajeto durou cerca de 30 minutos e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre elas, integrantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Fotos: Marcos Sousa @universoPCD

 

 

Por: Monica Mantecón - Assessora de Imprensa

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: