Acessibilidade Destaque Notícias Política

Encontro sobre acessibilidade é realizado em Rio Claro/SP

Com o título “Em busca de uma cidade mais inclusiva”, o Encontro de Acessibilidade foi realizado no auditório das Faculdades Asser na noite da última quinta-feira, 24/5. Organizado pela Associação de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia de Rio Claro (AERC) e CREA-SP, o evento contou com palestra de Douglas Barreto pós-doutorado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa.

                                          Acessibilidade é tema de encontro nas Faculdades Asser.

A Câmara Municipal foi representada pelo seu vice-presidente Julinho Lopes (Progressistas) e pelo secretário da Mesa Diretora Geraldo Voluntário (DEM). O assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, diretor de Políticas Especiais Carlos Alberto Trevisan e a superintendente do Arquivo Público Municipal e coordenadora do curso de Arquitetura da Asser Monica Cristina Brunini Frandi Ferreira estiveram no encontro pela Prefeitura de Rio Claro.

Desenvolvido pela Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, o evento teve como objetivo orientar profissionais em relação à acessibilidade e conscientizar na busca de uma cidade mais acessível para todos.

Para o Assessor dos Direitos da Pessoa com deficiência de Rio Claro Paulo Meyer,

“É muito importante a discussão de profissionais que atuam na área. Estamos diante de uma pauta que precisa ser debatida e difundida em busca de uma cidade mais inclusiva”, disse Paulo Meyer que atua na coordenação do Fórum Estadual de Gestores da Pessoa com Deficiência.

A Presidente da AERC, Li gia Makey coloca que é necessário aceitar e respeitar as diferenças. “A acessibilidade é apenas uma das portas para a inclusão social, que se faz cada vez mais importante e necessária. Colocar esse assunto em pauta é de extrema importância e necessidade para uma maior conscientização das autoridades, profissionais da área e população em geral”, pontuou.

Para Geraldo Voluntário, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido em prol da defesa dos direitos iguais. “Seja no mercado de trabalho ou na mobilidade urbana, a bandeira da igualdade em prol dos deficientes precisa ser prioridade no país”, enfatizou o parlamentar.

Para Julinho Lopes, que defende esta bandeira há mais de 10 anos, a Lei Brasileira de Inclusão, a LBI, que vigorou há dois anos criou ferramentas para que barreiras possam ser derrubadas. “A luta por direitos iguais é um dever de todos”, comentou.

Também estiveram presentes: Marcelo Maciel, CREA Limeira; Waldir Zarpelon Junior , gerente do CREA–SP e Vilson Andrade Analista de Politicas Públicas.

 

Por: Assessoria de impressa da Câmara Municipal de Rio Claro
Fonte: https://www.rioclaro.sp.leg.br/2018/05/25/encontro-sobre-acessibilidade-e-realizado-em-rio-claro/ (Acesso em: 04/06/2018)

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: