null
Destaque Inclusão Social Notícias

Confira a programação cultural com Libras e audioescrição do mês, em São Paulo

O projeto “Cultura Inclusiva”, promovido pelas Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e Pessoas com Deficiência (SMPED) tem como objetivo levar cultura e entretenimento a pessoas com deficiência auditiva e visual

ELEGUÁ MENINO E MALANDRO

Está sem programação para o mês de junho? Então já marca na agenda a programação do Cultura Inclusiva!
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência promovem em todo mês de julhos peças teatrais e shows de música com Libras e audiodescrição. As atividades integram o projeto “Cultura Inclusiva”, que tem o intuito de inserir a população com deficiência auditiva e visual no circuito de cultura de São Paulo.

As apresentações ocorrerão em vários bairros da capital paulista, variando os equipamentos culturais, como teatros, casas de cultura e bibliotecas. Dentre as atrações, haverá no dia 26/06, às 16h, na Casa de Cultura Chico Science, show do Sampa Crew com interpretação de Libras. A banda, destaque dos anos 90, garante a animação do público com um repertório variado, que vai do rap ao pagode.

A criançada também pode aproveitar a programação com a contação de histórias em Libras com a Cia Terezinhas, no dia 23/06, no Centro Cultural Tendal da Lapa. A dupla Paulo e Patricia apresentam de forma lúdica e divertida histórias clássicas como a Cigarra e a Formiga, Chapeuzinho Vermelho e entre outras histórias.

Além disso, toda última segunda-feira do mês acontece o “Teatro na Mário”, apresentação teatral no auditório da Biblioteca Mário de Andrade que conta com audiodescrição e tradução em Libras. Neste mês, a peça ‘Coisas úteis e Agradáveis’, baseado no conto filosófico “As Cartas de Amabed”, de Voltaire, será no dia 25/06, a partir das 19h.
Toda a programação é gratuita.

Confira a agenda completa:

LAPA
ELEGUÁ MENINO E MALANDRO
Data: 10/06 (domingo) | Horário: 16:00
Local: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295 – Lapa
Sobre: Eleguá é um príncipe muito esperto. Todo mundo tem medo das suas artimanhas e malandrices de moleque. Mas um dia o menino botou o pé na estrada e foi descobrir o mundo. Porém, um dia decide voltar! Mas nem tudo está como era antes…
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

F.A.L.A FRAGMENTOS AUTÔNOMOS SOBRE LIBERDADES AFETIVAS
Data: 15/06 (Sexta-Feira) | Horário: 21:00
Local: Teatro Cacilda Becker, R. Tito, 295 – Lapa
Sobre: O espetáculo F.A.L.A apresenta três narrativas com uma tessitura que congrega as experiências miúdas, repletas de pormenores. Através de imagens e gestos os conflitos e adversidades do cotidiano revelam a complexa realidade de tais corpos que se expressam para além de um mundo que se pretende branco, homogêneo e binário. Trata-se de um devir negro por onde a FALA é entendida pelos poros da pele, pela dialética do olhar, pela dimensão da escuta. Todos os sentidos são evocados ao silenciar do verbo.
Observações: Gratuito, 16 anos.
SERVIÇO: AUDIODESCRIÇÃO

AS TEREZINHAS – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Data: 23/06 (Sábado) | Horário: 12:00
Local: Centro Cultural Tendal da Lapa, R. Constança, 72 – Lapa
Sobre: A Cia Terezinha é formada pelo músico Paulo Souza e pela atriz Patricia Pires e as histórias que contam refletem uma performance muito interessante, pois misturam seus papéis com harmonia, o que permite uma narrativa potente e um jogo cênico divertido, com muita improvisação e natural interação com o público. Em suas apresentações incorporam vários elementos lúdicos, seja com brincadeiras, objetos, músicas ou com a manipulação de bonecos e fantoches (que são confeccionados pela própria Cia!). Sua pesquisa resultou na formação de oito espetáculos que abordam os clássicos da literatura nacional e internacional, recontados de uma maneira única, com uma roupagem contemporânea, colorida e bem brasileira, podendo citar: O Flautista de Hamelin, A Cigarra e a Formiga, Chapeuzinho Vermelho e entre outras histórias. Além disso, exploram o universo lúdico dividindo seus conhecimentos com adultos e crianças sobre temas relacionados a sustentabilidade, brincadeiras populares, confecção de bonecos, construção de instrumentos musicais, através de oficinas e vivências, desenvolvidas com objetivo de aproximar o público do fazer, do criar, propondo uma transferência da condição de expectador para a de protagonista.
Observações: Gratuito.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

CONSOLAÇÃO
COISAS ÚTEIS E AGRADÁVEIS
Data: 25/06 (segunda) | Horário: 19:00
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Consolação
Sobre: Solo do diretor e ator Leonardo Ventura, baseado no conto filosófico “As Cartas de Amabed”, de Voltaire. Sobre um brâmane que, por via de Goa (a colônia portuguesa na Índia) chega a ser recebido pelo Papa no Vaticano, em 1512, e isso se torna uma fonte de enganos, uma confusão dos diabos.
SERVIÇO: TRADUÇÃO DE LIBRAS E AUDIO DESCRIÇÃO

PENHA
MAIS UM TOM DE PRETO – SHOW DE HUMOR
Data: 30/06 (sábado) | Horário: 20:00
Local: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca
Sobre: O Mais um tom de Preto – Show de humor é um projeto realizado pelo ator e comediante Elson Santana Ferreira, formado pelo Curso Ator de Teatro de São Paulo que com seu personagem principal Ingrid Bryan vem fazendo grande sucesso no ramo do humor e Stand Up graças as suas vertentes cômicas e sua flexibilidade de improvisação perante o público. O projeto tem obtido um grande sucesso no palco do Teatro Martins Penna desde 2017.
Observações: Gratuito.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

MULHERES DA CASA COM NEGA DUDA

VILA MOINHO
MULHERES DA CASA COM NEGA DUDA
Data: 23/06 (sábado) | Horário: 16:00
Local: Casa de Cultura Chico Science, Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 – Vila Moinho Velho/Ipiranga
Sobre: Influenciada pelo Samba de Roda que era tocado no terreiro que freqüentava no Recôncavo Baiano. Atualmente reúne amigos entorno de uma roda onde revela histórias e peculiaridades das cantigas, das danças e das histórias que foram passadas para ela.
Observações: Gratuito, livre, 120min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

SANTO AMARO
SAMPA CREW NA CASA
Data: 30/06 (sábado) | Horário: 20:00
Local: Casa de Cultura Hip Hop Sul, Rua Sant’ana, 201, Santo Amaro
Sobre: Um dos grupos de maior destaque no cenário musical com seu repertório bem variado, o grupo toca desde rap até pagode animando o público e vem ostentando o amor e marcando gerações com seu ritmo contagiante.
Observações: Gratuito, livre, 60min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

 

MÚSICAS DE OZ
Data: 12/06 (terça-feira) | Horário: 14:30
Local: Biblioteca Belmonte, R. Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro
Sobre: O objetivo do projeto é levar os espectadores a navegarem no mundo fantástico das histórias infantis, para que conheçam um pouco mais dessa literatura e possam ter aguçado o desejo de buscar outras leituras. “Músicas de OZ” é a união do diretor musical Marcus Alcantarilla e dos artistas Anne Pelucci,Fagner Saraiva e Giba Freitas para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy,do Homem de Lata,do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais acompanham esse enredo onde as personagens são apresentadas com bonecos, músicas e adereços…O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.
Observações: Gratuito, livre, 60min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

JARDIM VERA CRUZ
EVERSON PESSOA
Data: 09/06 (sábado) | Horário: 19:00
Local: Casa de Cultura São Rafael, R. Quaresma Delgado, 364 – Jardim Vera Cruz
Sobre: O compositor e intérprete leva para São Rafael o melhor do samba feito pela nova geração. Em seu repertório, o cantor traz músicas que tratam de assuntos cotidianos, temas sociais e geográficos, Everson é um sambista autêntico e sagaz com um timbre de voz inconfundível.
Observações: Gratuito, livre, 90min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

VILA NOVA CACHOEIRINHA
DR FRIKY
Data: 19/06 (terça-feira) | Horário: 11:00
Local: Biblioteca Jayme Cortez – Centro Cultural da Juventude – Ruth Cardoso, Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha
Sobre: Dr. Friky é um saltimbanco contemporâneo que viaja pelo mundo compartilhando a sua excêntrica maneira de ver as coisas. Com sua sagacidade e ingenuidade, o Dr. Friky desperta um olhar curioso e atrevido para tudo que faz, embarcando ao seu público numa viagem de loucura. Inspirado em personagens de comics e desenhos animados constrói cenas repletas de truques e gags originais que são elaboradas através da manipulação de objetos do cotidiano, acompanhados de comédia física, participação do público sobre uma base de humor ácido. Cria situações extremas que impactam e momentos poéticos que emocionam. Disposto a tudo, do improviso ao imprevisível, o Dr. Friky desafia a lei da gravidade, e fará qualquer coisa para salvar a alegria com seus experimentos malucos misturados com malabarismos, equilíbrios, física, mágica, palhaçaria, técnicas circenses e habilidades distintas para entreter, emocionar e cativar seus espectadores.
Observações: Gratuito, livre, 50min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

ACLIMAÇÃO
A BOLA: HISTÓRIAS QUE ROLAM
Data: 28/06 (Quinta-Feira) | Horário: 14:00
Local: Biblioteca Raul Bopp, Rua Muniz de Souza, 1155, Aclimação
Sobre: Inspirado no livro “O Chute que a bola levou” de Ricardo Azevedo. Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.
Observações: Gratuito, livre, 60min.
SERVIÇO: TRADUÇÃO EM LIBRAS

Para mais Informações:
Assessoria de Imprensa
(11) 3913-4070/(11)986625291

www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia

 

 

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Paulo

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: