null
Acessibilidade Destaque Esporte Notícias

Prefeitura de São Paulo promove final do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados

Decisão da 9ª edição do torneio será no sábado (14) no Ibirapuera, entre Corinthians-Mogi e Audax Peruíbe

O Parque Ibirapuera recebe no próximo sábado, 14 de julho, a partir das 9h, a final do 9º Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. O torneio é promovido pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF) e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEME), Verde e Meio Ambiente (SMVA) e Pessoa com Deficiência (SMPED).
Após oito rodadas realizadas em cinco cidades diferentes (Mogi das Cruzes, Peruíbe, Campinas, Praia Grande e São Paulo), a equipe do Corinthians-Mogi vai disputar a taça com o Audax Peruíbe. Ainda no sábado, os times do São Paulo Futebol Clube e do Instituto Só Vida se enfrentam pelo terceiro lugar.

Além de promover a modalidade e fortalecer o paradesporto, o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados alerta para a importância de ações para a redução de acidentes com motos, principal causa de amputação dos atletas. Dados do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo mostram que a maioria das vítimas é do sexo masculino, com idade média de 30 anos. (http://www.iothcfmusp.com.br/wp-content/uploads/2016/02/apresentacao_hc.pdf)

“Nosso objetivo é difundir a prática esportiva como vetor de inclusão para pessoas com deficiência. Porém, precisamos chamar a atenção da população para a calamidade pública que são os acidentes com motos”, diz o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Ao todo, sete equipes disputaram o torneio em 2018: Corinthians-Mogi, São Paulo Futebol Clube, Santos AEDPG, Ponte Preta, Instituto Só Vida, Bola pra Frente e Audax Peruíbe. Os jogos foram realizados em uma única chave, com todos os times competindo entre si. Os dois primeiros colocados se classificaram para disputar o título.
O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF). No continente europeu, já são mais de 10 seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.

Confira a programação dos jogos:
9h – São Paulo x Instituto Só Vida
11h – Corinthians-Mogi x Audax Peruíbe
13h – Cerimônia de Premiação e Encerramento

ServiçoFinal do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados no Parque Ibirapuera
Data: 
14 de julho de 2018
Horário: a partir das 9h
Local: Campo de Futebol próximo a Praça do Porquinho
Endereço: Avenida Quarto Centenário, S/N – Acesso pelo Portão 6
Entrada gratuita

Assessoria de Imprensa
(11) 3913-4070/(11)986625291
imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br

 

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Paulo

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: