Acessibilidade Destaque Lazer Notícias

Portugal tem praia acessível

A REVISTA UNIVERSO PCD esteve na praia da Conceição, em Cascais e conheceu o projeto “Cascais Acessível – Praia para Todos”

O projeto se encontra inserido no Programa Maré Viva – Programa de Voluntariado e Ocupação de Tempo Livre para jovens – que tem como objetivo tornar as praias do município de Cascais, acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, sensibilizando a todos os turistas sobre a importância de uma sociedade inclusiva. Ele também insere jovens formandos das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, reabilitação psicomotora entre outros, para prestar atendimento e apoio nas praias da Conceição, Tamariz e Carcavelos, todas em Cascais.

Para atestar as condições de acessibilidade destas praias, foram hasteadas bandeiras com o símbolo do projeto “Praia Acessível”. Há também rampas de acesso para a faixa de areia e tapetes que permitem um acesso mais fácil até muito próximo do mar, facilitando a circulação pela areia.

Nas praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição os banhistas com deficiência podem experimentar o “Tiralô” – uma cadeira especial que permite a entrada na água e banhos com segurança e acompanhados de um profissional. O projeto funciona todos os dias, das 9hs às 17hs.

A iniciativa se enquadra no Decreto-Lei n.º 163/ 2006, de 8 de agosto (regime de acessibilidade), Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009.

No vídeo abaixo, a REVISTA UNIVERSO PCD mostra um pouco desse projeto. Para quem estiver planejando uma visita a Portugal, vale a pena visitar!

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: