null
Destaque Empregabilidade Notícias

Senac São Paulo é uma das melhores empresas para trabalhadores com deficiência em 2018

 

Representantes do Senac São Paulo recebem premiação na capital paulista. (Foto: Divulgação/Senac)

O Senac São Paulo acaba de conquistar o 2º lugar na edição de 2018 do prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inclusão.

A cerimônia de premiação foi realizada na terça-feira, dia 14, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. O principal objetivo da iniciativa é dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional das pessoas com deficiência e estimular as organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.

Darcio Sayad Maia, Superintendente Administrativo do Senac São Paulo, reforça a relevância de a instituição estar entre as empresas finalistas pelo quinto ano e ser premiada pela quarta vez. “Dessa forma, temos a oportunidade de apresentar as práticas de inclusão que desenvolvemos, além de expandir o debate acerca da diversidade”.

O Superintendente também reforça que, por meio do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, o Senac São Paulo fomenta ações não apenas com seus funcionários, mas também com seus alunos e com toda a comunidade. “Neste ano, por exemplo, mapeamos mais de 120 ações de sensibilização, formação e desenvolvimento de equipes, por toda a rede, que contribuem para o fortalecimento da cultura inclusiva na instituição”, finaliza Darcio.

O Senac São Paulo também foi premiado em 2017 com o 3º lugar; em 2016 com o 2º lugar; e, em 2015, com o 1º lugar. Em 2016, a instituição recebeu o Reconhecimento Global de Boas Práticas para Trabalhadores com Deficiência, na sede da ONU, em Nova York. Na ocasião, o Senac foi reconhecido pela sua excelência em todas as práticas avaliadas: recrutamento e seleção, acessibilidade, cultura organizacional, e protagonismo e gestão.

Inclusão no Senac São Paulo
Tendo como missão proporcionar o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional, a cultura de inclusão faz parte do DNA do Senac São Paulo e se apresenta como um valor primordial na organização, permeando todas as ações educacionais dirigidas aos funcionários, alunos e à comunidade.

Desde 2002, a instituição desenvolve o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo promover ações de orientação e sensibilização de todos os funcionários, garantir a disponibilização de recursos para que os funcionários com deficiência possam desempenhar seu trabalho na plenitude de suas potencialidades e disseminar a cultura inclusiva.

Hoje, o Senac mantém mais 9.500 funcionários em seu quadro, sendo 489 profissionais com deficiência. Dessa forma, ultrapassa o número mínimo de contratações exigido pela lei de cotas (5%). É importante ressaltar que a instituição tem por princípio contratar o profissional e não a sua deficiência, por isso os processos seletivos são acessíveis a todos os candidatos, proporcionando a participação em condição de igualdade.

Além disso, o Senac São Paulo promove eventos, cursos e demais iniciativas que fomentam a discussão sobre o tema. Um dos destaques é a Semana Senac de Inclusão e Diversidade, que tem como propósito influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças. Em 2017, por exemplo, a programação foi realizada em 28 unidades e recebeu cerca de 7.500 participantes. Em 2018, esse evento acontecerá em outubro em diversas unidades em todo o Estado de São Paulo.

Sobre o Senac São Paulo
Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para suas necessidades.

A instituição tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. E, ao longo da sua trajetória, sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mundo do trabalho. Com o passar dos anos, o Senac São Paulo aumentou sua oferta de gratuidade e, hoje, oferece cursos técnicos, qualificação profissional e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.

Com 60 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 16 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 34 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo. Em 2017, o Senac São Paulo realizou mais de 570 mil atendimentos.

 

Fonte: https://www.portalr3.com.br/2018/08/senac-sao-paulo-e-uma-das-melhores-empresas-para-trabalhadores-com-deficiencia-em-2018/

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: