null
Destaque Notícias

Jovens assistidos pela Casa da Criança Paralítica de Campinas/SP, são inseridos no mundo da tecnologia

Curso será oferecido voluntariamente pela CI&T como preparação para ingresso no mercado de trabalho

O método de resolução de problemas conhecido mundialmente como design thinking será a ponte para que jovens atendidos pela Casa da Criança Paralítica de Campinas (CCP) ingressem no universo da tecnologia. A partir do dia 31 de agosto, três voluntários do Instituto da CI&T, multinacional brasileira especialista em transformação digital, ministrarão aulas gratuitas na sede da CCP. O curso será semanal, todas as sextas-feiras, com duração de quatro semanas.

A iniciativa do Instituto da CI&T busca apoiar a preparação dos assistidos pela CCP para que acessem o mercado de trabalho que exige conhecimentos tecnológicos básicos. A metodologia design thinking deverá habilitá-los para que, posteriormente, realizem um curso específico na área, também oferecido pelo próprio Instituto.

“Com essa estrutura de curso, os participantes vão desenvolver senso crítico e habilidades na resolução de problemas. Queremos instigá-los a pensar”, conta Tamara Barban, analista de diversidade e sustentabilidade da CI&T. “Daremos exemplos de tecnologias que mudaram o dia a dia das pessoas, como o Uber e a Netflix. Em seguida, vamos questioná-los sobre problemas que enfrentam no dia a dia. Então, usaremos o design thinkingcomo ferramenta para que solucionem esses problemas com a ajuda da tecnologia”, explica Tamara.

Essa não é a primeira vez que a CCP oferece oportunidade de capacitação com foco na introdução ao mercado de trabalho. Desde o início do ano, o projeto “CCP digital” oferece aulas de informática para ex-atendidos entre 15 e 21 anos. Durante as aulas são utilizadas ferramentas apropriadas para os jovens que possuem patologias de mielomeningocele, distrofia muscular de Duchenne e paralisia cerebral. Eles utilizam mouses adaptados e o programa de voz Microfenix.

O professor de informática, Rodrigo Giusepone Juliano, que ingressou na CCP inicialmente como voluntário, destaca a importância de oferecer esses cursos gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Muitos jovens, ao saírem da Casa, encontram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Fico muito alegre por poder oferecer meu conhecimento para eles”, comenta Juliano, que também é pedagogo.

Outra vantagem da parceria com o Instituto da CI&T é que a oportunidade de trabalho pode estar mais perto do que os alunos imaginam. Tamara conta que, nas últimas turmas de cursos profissionalizantes oferecidas, foram contratados alunos que se destacaram durante as aulas.

Sobre a CI&T
CI&T é a parceira na transformação digital das marcas mais valiosas do mundo. É pioneira na aplicação de design e tecnologias avançadas como machine learning, inteligência artificial (AI), analytics, cloud e mobility. Ao longo dos últimos 20 anos, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a Transformação Digital de grandes líderes do mercado por meio do Lean Digital – que torna consistentes as mudanças culturais e de processos. Também reúne competências que combinam estratégias de marketing digital às de tecnologia. Tem mais de 2.500 colaboradores, incluindo estrategistas de negócios digitais, designers e engenheiros nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Canadá, Japão e China. Para mais informações sobre a CI&T, acesse: www.ciandt.com.

Casa da Criança Paralítica
Fundada em 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece atendimento especializado a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e comprometimento neurológico nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família. Atualmente, em sua sede no Parque Itália, são atendidos mais de 350 pacientes por mês, a maioria de baixa renda. Ao longo de 64 anos de atividades, cerca de 18 mil pessoas já passaram pela instituição.

Como ajudar: Programa de Associado | Amigo da CCP
As doações mensais em dinheiro são revertidas em sessões de terapia, atendimento médico, refeições, equipamentos adaptados e atividades que garantem o tratamento de reabilitação para as crianças e adolescentes atendidos pela Casa da Criança Paralítica, promovendo qualidade de vida e inclusão social. Mais informações pelo www.ccp.org.br, telefone (19) 2127-7230 ou e-mail associado@ccp.org.br.

Informações à Imprensa:
Ana Carolina Silveira / Inayara Vanegas
(19) 3305.2887 / 9 9791-8261
carol@carolsilveira.com.br / inayara@carolsilveira.com.br

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: