null
Arte Destaque Inclusão Social Notícias

Hospital terá muro revitalizado por artistas com deficiência, em São Paulo SP

No dia 05 de setembro, oito artistas, que são membros da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, se ofereceram para pintar um muro do Hospital Central Sorocabana, no bairro da Lapa, em São Paulo, com obras de arte de sua autoria.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés é uma organização internacional presente no Brasil desde a década de 70, que tem como objetivo apoiar os artistas a ganharem autonomia através de seus esforços, habilidade técnica. Todos os seus integrantes aprenderam a desenhar e pintar sustentando o pincel com a boca ou com os pés.

No final do ano passado, um dos artistas membros da diretoria da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés soltou um comunicado para os artistas pertencentes à Associação no mundo todo, compartilhando sua ideia para a instituição do Dia Internacional dos Pintores com a Boca e os Pés. Nesse comunicado, ele indicava o dia 05 de setembro para esse marco, pois foi o dia em que morreu o fundador da Associação, o alemão Erich Stegmann, e que deixou esse legado maravilhoso para todos os seus artistas.

Para que esse dia fique realmente marcado, foram todos desafiados a fazer algo diferente para divulgação do trabalho da Associação.

A iniciativa liderada pela Babel-Azza, agência que atende a Associação, e apoiada pelo Projeto Lapa 21, da Prefeitura Regional da Lapa em conjunto com a SPTrans, objetiva chamar atenção para alguns temas como deficiência física, acessibilidade, arte de rua e superação, e a escolha do hospital deve-se principalmente ao momento de revitalização que está passando. O Hospital Central Sorocabana é um local histórico de São Paulo, passou por diversas crises, esteve fechado por anos e, recentemente, começou a ser operado pela Prefeitura. Nesse processo de renascimento, está focado também em especializar-se no atendimento à pacientes com necessidades especiais.

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: