null
Inclusão Social Notícias

Festival O QUE MOVE VOCÊ?, celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Rio de Janeiro/RJ

A Cidade das Artes vai realizar, no dia 23, entre 10h e 18h, o Festival O Que Move Você? evento multicultural em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Uma das grandes atrações da iniciativa é a remontagem da exposição de cadeiras de rodas, vista por mais de 1 milhão de pessoas durante as Olimpíadas do Rio, no Boulevard Olímpico. A Wheelchair Parade é um produto cultural da Embaixadores da Alegria, organização social que utiliza a arte, a cultura e o samba como instrumentos de inclusão social.

O objetivo do Festival é oferecer shows, performances e oficinas de artes gratuitas para pessoas com e sem deficiência. A ideia é celebrar a diversidade, a inclusão sem o olhar de vitimização ou pena, gerando novos conhecimentos sobre o mundo da pessoa com algum tipo de deficiência e seus familiares. A ENTRADA É FRANCA.

A ONG ONE BY ONE, que tem como meta proporcionar mobilidade para crianças de baixa renda com necessidades especiais, realizará atividade na Sala de Leitura, com a exposição Roda de Cores, a partir das 11h, além de uma grande oficina de artes, no dia do evento. Também acontecerá um bazar organizado por Mariana Uhlmann.

A banda carioca Whipallas vai apresentar música-tema do Festival: “O que move você?”. Outra atração será Luis Otávio, tecladista cego, que integra a banda do Programa “Adnight”, de Marcelo Adnet.

(ATRAÇÕES)
PULSAR COMPANHIA DE DANÇA
A Pulsar Companhia de Dança é formada por bailarinos com e sem deficiência e tem como objetivo causar no espectador um olhar diferenciado em relação à multiplicidade dos indivíduos a partir da estética da dança. Assim, sua proposta artística é fazer uma arte que transcende as diferenças, onde a identidade de cada intérprete é fonte de criação.

Além disso, contribui ativamente para a discussão sobre a Carioca Sobre Rodas: O projeto existe desde 2002 através da idealização e coordenação da pentacampeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, Viviane Macedo, que é realizado na Escola Carioca de Dança. Por todo esse tempo crianças e adolescentes cadeirantes tiveram a incrível oportunidade de experimentar os benefícios que a dança de salão trouxe para suas vidas através a inclusão social com os andantes, além dos benefícios físicos e psicológicos.

DANÇA CIGANA COM BAILARINOS COM SÍNDROME DE DOWN
Dança Cigana com bailarinos com Síndrome de Down: trabalho artístico desenvolvido pela professora de dança cigana Dvorah com objetivo de estimular a coordenação motora fina e intelectual via a expressão corporal dos bailarinos com síndrome de down. Entre as apresentações feitas pelo grupo estão: Avenida Sapucaí com a Embaixadores da Alegria, eventos da SSD (Sociedade Síndrome de Down).

O GIGANTE LEO
Conhecido como Gigante Leo, Leonardo Reis, fez sua estreia no stand-up comedy em 2010, no grupo Comédia Carioca, embora faça teatro desde os nove anos de idade. Ele começou a ganhar projeção nacional em 2011 ao ser o vencedor da regional Sudeste II e o vice-campeão geral do 1º Campeonato Brasileiro de Stand-up Comedy, promovido pelo festival Risadaria, maior evento do humor da América Latina. No ano seguinte, em 2012, foi o campeão do Prêmio Multishow de Humor sendo a nova revelação do canal Multishow. Gigante Leo já dividiu o palco com humoristas consagrados, como Leandro Hassum, no espetáculo Lente de Aumento, Fábio Porchat, Marcos Veras, Mauríco Manfrini (Paulinho Gogó) e Sérgio Malandro. Nos mais recentes trabalhos, teve participação do longa-metragem “Altas Expectativas” como personagem protagonista “Décio” com direção de Pedro Antônio e Álvaro Campos e produção de 2 Moleques e co-produção Globo Filmes (gravado em 2015).

TEATRO PRIORIT
O Instituto Priorit tem como propósito o tratamento transdisciplinar de crianças e adolescentes com TEA (transtornos do espectro autista), TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), outros transtornos comportamentais, afetivos, de linguagem ou de aprendizagem.

GRAVAÇÃO DE CLIPE
Gravação do clipe “O que move você?”: com a direção de Rogério “Papinha” Gomes, as cenas do evento irão fazer parte do clipe oficial do projeto Wheelchair Fest, dos Embaixadores da Alegria em parceria com a banda Whipallas.

COMO CHEGAR À CIDADE DAS ARTES ATRAVÉS DA ACESSIBILIDADE DO TERMINAL ALVORADA <

Ao desembarcar de BRT ou ônibus convencional no Terminal Alvorada, escadas rolantes ou elevadores exclusivos para prioridades levam até a passagem subterrânea que sairá dentro da Cidade das Artes. São três elevadores. Eles estão localizados em estruturas vermelhas nas plataformas A, B e C. Do terminal para a Cidade das Artes, há ainda outro elevador exclusivo para cadeirantes. O terminal é todo equipado com piso tátil. As pessoas com necessidades especiais, tem direito a gratuidade na passagem juntamente com um acompanhante.

> ROTEIRO <
SALA DE LEITURA – 10h às 13h

ONG “One by One”

ATIVIDADES E EXPOSIÇÃO “Roda de Cores”

> PAOLLA OLIVEIRA

ESPLANADA – 14h às 15h

Demonstração de Time de rugby

GRANDE SALA : 16h às 18h

FOYER: Exposição de cadeiras de rodas “Wheelchair Parade”

Abertura: Dança boneco de LED (cortina fechada)

> DANIELE SUZUKI
CLODOALDO SILVA (atleta / nadador)

> ARNALDO CESAR COELHO
SHOW DA BANDA WHIPALLAS e Luis Otávio (pianista cego)

> ERIBERTO LEÃO
TEATRO PRIORIT

> MARCELO SERRADO
> GIGANTE LEO
Carioca Sobre Rodas

> PAULO VILHENA
DANÇA CIGANA

> ARLINDO LOPES
GRUPO PULSAR

>CRIS VIANNA
BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA EMBAIXADORES DA ALEGRIA

**** ENTRADA GRATUITA ****

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: