null
Destaque Inclusão Social Notícias

São Paulo reúne militantes dos direitos da pessoa com deficiência auditiva para discutir LBI

“Encontro de Gerações – Jovens Líderes e Cultura Surda” integrará militantes jovens e veteranos com deficiência auditiva na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência 

No dia 2 de outubro, das 9h às 18h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoverá o “Encontro de Gerações – Jovens Líderes e Cultura Surda” na sede da pasta, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade,564, portão 10, Barra Funda em São Paulo. O evento irá reunir 25 militantes com deficiência auditiva jovens e veteranos com o objetivo de discutir os desafios e os direitos das pessoas com deficiência auditiva com a perspectiva dos princípios que nortearam a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Na oportunidade, os participantes terão visita mediada no Memorial da Inclusão, irão assistir ao depoimento “Processo histórico da conquista de direitos” com o militante veterano do movimento social de pessoas com deficiência auditiva, Mario Pimentel e a palestra “Situações de violência contra o surdo” com a intérprete de Libras da Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Adriana Venâncio. Ao final do Encontro será promovido um debate sobre os temas abordados.

A Lei Brasileira de Inclusão, sancionada em 6 de julho pela presidência da República, é uma demanda que tramitava pelo Congresso Nacional desde 2003 e sofreu diversas transformações até ser aprovada, a LBI institui o auxílio inclusão para trabalhadores com deficiência que exerçam atividade remunerada, a proibição aos planos de saúde de praticarem qualquer tipo de discriminação em razão de sua deficiência, entre outros pontos.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência, localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Em 2017, aconteceu a primeira edição do “Encontro de Gerações”, que reuniu militantes do movimento social de pessoas com deficiência do país de diferentes idades na cidade de Socorro, em São Paulo. Estiveram presentes participantes com idade entre 18 e 29 anos e veteranos militantes que atuaram nas décadas de 1980 e 1990, todos com deficiência, selecionados em proporções equivalentes à distribuição demográfica das cinco regiões brasileiras.

Serviço
Encontro de Gerações – Jovens Líderes da Cultura Surda
Data: 2 de outubro
Horário: das 9h às 18h
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda, São Paulo.

 

Por: Imprensa Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: