null
Notícias Saúde

30 cadeiras de rodas bumbo para quem precisa. Inscreva-se

Apraespi, maior centro especializado em reabilitação do Grande ABC, doará cadeiras de rodas criadas especialmente para pacientes de zero a cinco anos com mielomeningocele

Superintendente Lair Moura acompanha entrega da cadeira à paciente Flavinha

Maior centro especializado em reabilitação do Grande ABC, a Apraespi (Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência) recebeu, pela primeira vez, uma doação de cadeiras de rodas criadas especialmente para pacientes de zero a cinco anos com mielomeningocele, tipo de malformação congênita que afeta a medula espinhal. O equipamento, conhecido como cadeira de rodas bumbo, foi criado nos Estados Unidos e trazido à instituição por missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Trinta exemplares serão doados aos pacientes cadastrados.

A cadeira, como indica o nome, é semelhante a um bumbo, mas com um par de rodas acoplado nas laterais e uma prancha com quatro rodinhas fixadas abaixo. O equipamento foi criado pelo casal Mark e Joan Spencer para seu filho Cole, nascido com mielomeningocele. A família doou as cadeiras aos missionários Charles e Tammy Anderson, que as trouxeram ao Brasil.

Irma Oliveira, fisioterapeuta da Apraespi, explica que a maior vantagem dessa cadeira de rodas é evitar que o paciente fique no chão. “O formato do assento da cadeira, também, faz com que o paciente tenha sua coluna sempre na posição correta, evitando quaisquer complicações. Além disso, pelo fato de contar com seis rodas, o equipamento dá ao paciente mais dinamismo e facilidade ao se locomover”, completou. 

Angela Pedroso, mãe da menina Flavinha (foto), confirma os benefícios da cadeira e diz que o equipamento chegou em boa hora. “Minha filha, por causa da doença, só podia ficar no chão. Isso era muito ruim, ainda mais nos dias frios. A Apraespi me procurou e informou que essa cadeira havia chegado e deu tudo super certo. Agora minha filha consegue se locomover sozinha pela casa toda, é uma benção. Só tenho a agradecer!”

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias confirmou à Apraespi que doará, nas próximas semanas, outras 30 cadeiras de rodas bumbo e solicitou que seja feito um cadastro na região do ABC para mapear a demanda. “Agradeço muito aos nossos grandes parceiros da Igreja, que sempre se preocupam em ajudar as pessoas. Essa cadeira vai mudar a vida de muitos pacientes com mielomeningocele e a expectativa é que mais pessoas sejam ajudadas”, comentou a superintendente da Apraespi, Lair Moura, responsável pela parceria com a entidade religiosa.

Para se cadastrar na fila de espera e solicitar uma cadeira de rodas bumbo, basta ligar para a Apraespi, (11) 2504-9076, e seguir as instruções da equipe do Centro Especializado em Reabilitação.

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo:

/* ]]> */