null
Economia

Grupo de Empresários G10 realiza painel sobre os desafios da inclusão da Pessoa com Deficiência

O Grupo de Empresários G10 promoveu em Setembro, mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o 34o. Encontro de Empresários, no Hotel Grand Mercure Riocentro, apresentando o painel “Empresa Consciente: Os desafios da inclusão PCD”, que contou com as participações de Clodoaldo Silva, grande medalhista paralímpico de natação; Anderson Lopes, medalhista paralímpico de lançamento de disco e representante da Andef – Associação Niteroiense de Deficientes Físicos; e Laura Negro, Coordenadora de Responsabilidade Social dos Supermercados Mundial. Mediado por Letícia de Freitas e Castro, sócia da Identidade Comunicação e Vice Presidente do Grupo G10, o painel abordou a inclusão da Pessoa com Deficiência através do esporte e a capacitação para atuação no mercado de trabalho.

“Quase 24% da população possui algum tipo de deficiência, o que em números pode ser traduzido para cerca de 45 milhões de pessoas, mas apenas 1% delas está no mercado de trabalho. Se cada um dos empresários presentes aqui hoje se sentir tocado pelas realidades expostas neste painel, com certeza começaremos a transformar o Brasil em um país melhor para todos”. – colocou Letícia.

Clodoaldo Silva, mentor do Time Nissan e integrante do projeto de contratação de pessoas com deficiência na empresa Zinzane, traçou um paralelo das dificuldades do esporte paralímpico no início da sua carreira, a visibilidade adquirida ao longo deste tempo e como esta exposição reflete positivamente na vida das pessoas com deficiência. Anderson Lopes explicou a importância de instituições como a Andef para a formação de profissionais, atletas e lideranças políticas que visem criar leis de acessibilidade e inclusão. Por fim, oficializou um convite aos empresários presentes, para que compareçam e sejam parceiros do megaevento “Cidade PCD”, idealizado e realizado por Marcos Salles, Presidente do Grupo O Dia de Comunicação e fundador do Portal e da Revista Universo PCD, que terá sua segunda edição em dezembro. Clodoaldo Silva, embaixador do “Cidade PCD”, reforçou a necessidade de engajamento dos empresários junto ao evento.

Laura Negro emocionou os presentes ao apresentar o processo de inclusão social nos Supermercados Mundial, um projeto implementado há 16 anos, que já supera a cota exigida em lei. “O Mundial não mais emprega porque é lei, porque tem que cumprir cota. Hoje a pessoa com deficiência chega ao Mundial como qualquer outra pessoa sem deficiência para se candidatar a uma vaga que seja capaz de atuar dentro da empresa. Nós queremos contratar as pessoas com deficiência” – declarou Laura Negro.

O evento seguiu em tom descontraído, com música na voz do cantor Marco Vivan, que homenageou Fernando Cirne, Presidente da recém lançada Escola de Samba Unidos da Barra da Tijuca, da qual Vivan é intérprete. A cantora Carol Ferreira também apresentou seu hit “Não dá”, que já está nas paradas das rádios do Rio de Janeiro.

Outro conteúdo relevante no evento foi a palestra “Rumo Certo”, ministrada pela medalhista olímpica de Vela, Isabel Swan, que contou sua trajetória de sucesso e a necessidade da resiliência no esporte, o que despertou os empresários para um paralelo entre o esporte e o dia a dia das equipes que compõem uma empresa. “Eu convido vocês a se levantarem, em qualquer dificuldade que vocês estejam passando nas suas empresas. Esse é o lema olímpico.” – inspirou Isabel.

O Grupo G10 tradicionalmente homenageia personalidades que se destacam em suas áreas de atuação. Nesta edição, o Presidente do G10, Marcos Oliveira e a Vice Presidente, Letícia de Freitas e Castro, homenagearam o paraciclista Edson Nascimento, medalhista na modalidade Handbike; e Junior Coimbra, empresário, fundador do grandioso evento “Futebol das Estrelas” e apresentador do canal de entrevistas no Youtube, “Rap77”. A homenagem a Junior foi prestada por seu tio, Edu Coimbra, ex-técnico de futebol e ex-camisa 10 do time América. Ao final das belas palavras ao sobrinho, Edu recebeu uma homenagem surpresa das mãos de Fabio Queiroz, Presidente da Asserj – Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. Ao final, networking e muita interação entre os participantes.

O Grupo já se prepara para a realização do 35o. Encontro de Empresários G10, que acontecerá no dia 31 de Outubro,  quarta-feira, a partir das 8h30, também no Auditório do Hotel Grand Mercure Riocentro. Na programação, além de homenagens a ícones da cultura, do esporte e do empreendedorismo, haverá a palestra “Inovação no Século XXI”, com o Diretor de Inovação da TIM Brasil, Janilson Júnior. Informações e inscrições no site https://www.sympla.com.br/g10empresas.

 

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: