null
Notícias Saúde Sem categoria

Terapia com botos é usada para tratar pessoas com deficiência em Manaus

Bototerapia eleva a autoestima e melhora a qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência.

Fisioterapeuta Igor Simões durante sessão de Bototerapia – Foto Divulgação

MANAUS – Buscando proporcionar às crianças uma maior integração com a natureza e a melhoria da qualidade de vida, o Abrigo Moacyr Alves em parceria com o voluntário e fisioterapeuta, Igor Simões de Andrade, estão realizando a bototerapia para as crianças da instituição, um método de interação ou terapia assistida com os botos livres da Amazônia.

As sessões acontecem uma vez por mês, na Praia Amigos do Boto, nas proximidades da Vila de São Tomé, e no Flutuante Boto Amazônico, próximo a Acajatuba.

De acordo com o criador da bototerapia na Amazônia, Igor Simões de Andrade, a terapia foi desenvolvida por ele, cuja a técnica é associada ao contato e interação pacífica com golfinhos amazônicos livres e amigáveis na natureza, aproveitando esse momento, ainda, para transmitir ensinamentos de educação ambiental, como as características e cotidiano dos botos. “”A terapia pode, por exemplo, ajudar uma criança a permitir ter mais contato com as pessoas, ter mais movimento e equilíbrio, melhorar a respiração, dentre muitos outros benefícios”, afirmou Igor. A técnica de rolfing, também é utilizada pelo fisioterapeuta e consiste em uma terapia manual que utiliza massoterapia clínica para melhorar a postura dos pacientes.

Para a Diretora e Psicóloga, Claudete Ciarlini, a bototerapia proporciona nos participantes uma convivência alegre e saudável, com os animais e natureza, despertando neles um enfrentamento perante o novo ou o desconhecido.

O início do projeto aconteceu em 2010 e acontecia no antigo Hotel Ariaú, porém, devido às dificuldades financeiras não foi possível dar continuidade. Este ano, as sessões foram reativadas com o apoio do fisioterapeuta, que também, ministra todas às quintas-feiras, de forma voluntária, yoga aos funcionários e crianças do Abrigo Moacyr Alves.

Por: Portal Gazeta Do Amazonas

 

 

Fonte: http://portalgazetadoamazonas.com.br/abrigo-moacyr-alves-promove-sessoes-de-bototerapia-para-criancas-acolhidas-na-instituicao/

Receba as edições impressas da Revista PCD na sua casa!

Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades!

Quer receber as novidades sobre o universo PCD no seu e-mail? Cadastre-se abaixo: